terça-feira, 23 de março de 2010

Sonhar Acordada

Quantos anos sonhei acordada,
No sonho sou quem devo ser.
Quando me sinto magoada,
O sonho dá-me força para viver.

Não sofro antecipadamente
Pelos males que possam vir,
Enquanto a vida for sorridente,
Tenho o dever de deixá-la sorrir.

Tal como o sol nasce em cada dia
E vem a terra e o céu iluminar,
Também é do sonho que nasce a alegria
E, nem que seja para dar
Longas asas à fantasia,
Faz bem ao homem sonhar.

in Belarmina da Silva Martins (uma senhora de 76 anos!)

1 comentário:

Filipa disse...

[Graças a Deus que essa senhora nunca recorreu ao serviço de intervenção intensiva do HML...senao era internada compulsivamente por psicose esquizofrenica com actividade delirante de teor de grandeza!!!]

Hoje dizia-me um enfermeiro "A Vida espera que decidas o que queres... pois dá-te tudo o que quiseres...mas, espera e espera...por ti!"

Dizia-me ainda "O proposito que defendes nunca pode ser vencido por aquilo que nao queres... pois se poes em pratica algo que nao é o proposito afastas o proprio proposito e ensinas-te a fazer o que nao queres... Sonhar é bom... Pensar tambem... Mas a realidade é a acção, é o tal proposito que colocas em prática!"

Terminou o turno olhando-me nos olhos e dizendo-me "É preciso aprender a maravilharmo-nos com o agora... porque só o agora é realidade... É o agora que sentes... (...) É realmente preciso estar muito consciente para ter consciencia para dizer "Só sei que nada sei"!" Piscou o olho, deu uma pancadinha no ombro e disse "Força!"

"Quando me sinto magoada,
O sonho dá-me força para viver."

Obrigada Miquinha por completares o que faltava às palavras "dele"