quarta-feira, 17 de março de 2010

Em quanto tempo se esquecem dos verdadeiros problemas!

Várias vezes tenho dito esta frase “ Em quanto tempo se esquecem dos verdadeiros problemas”! Esta frase refere-se aos mass midia, na verdade nos últimos tempos temos reparado que rapidamente surge uma notícia nova, a que os meios de comunicação social rapidamente fazem o centro das atenções. Ora vejamos! Começando pela Gripe A, antiga gripe suína, o país ficou envolto no terror de uma pandemia… na verdade, e em conversas com vários amigos universitários da área da saúde, a gripe A era uma gripe normal e que todo o terror que fora criado foi desnecessário. Rapidamente sai de cena, afinal um país em campanha eleitoral e com os políticos pelas ruas seria um grande foco de propagação da gripe A. Depois das eleições ficamos a assistir a uma forte possibilidade deste cair, mas a este facto quase ninguém se importou. Segue-se um escândalo, o primeiro-ministro deste jardim plantada à beira mar é capa do jornal “Sol” camuflado de polvo!
Mas porque isto não é do interesse do governo e com muita sorte aqui para as questões marítimas do governo português, acontece uma verdadeira tragédia no Haiti! Aqui o mundo centrou-se neste acontecimento. Engraçado que o Haiti já era um país pobre… mas do mal, o menos, cai-lhe uma tragédia, e cai-lhe ajuda também… Engraçado que em África também o povo vive mal e com muitas necessidades… terá de haver também um terramoto por aquelas bandas?
Mas depressa o Haiti sai de cena, afinal o governo não cai e até aprova umas leis orçamentais que a oposição põe em cima da mesa. Mas ainda o primeiro-ministro sendo polvo deste jardim plantado à beira mar, é a Região Autónoma da Madeira que recebe uma catástrofe natural… foi desta que o Haiti saiu de vez da cena nacional! Até parece que em meia dúzia de dias se resolveram todos os problemas naquele país devastado pelo terramoto! Claro que foi mais uma bonança para o jardim plantado à beira mar, todos olhavam para os canteiros distantes, enquanto os polvos vão fazendo das suas pelo continente…
Agora já temos de novo o governo dos polvos, como havia de ficar na história, no centro das atenções… afinal as lemas deste jardim demoram muito, mas mesmo muito tempo em processos judiciais e quando se trata do polvo… ainda mais tempo!
Agora, neste momento temos o mundo das laranjas a falar de manhã à noite… afinal eles têm de dar nas vistas uma vez que os girassóis e o céu estão a dar mais nas vistas que as laranjas. Os martelos e as foices não são precisos, pois ainda não estamos em época de colheita, e estrelas só na obscuridade da noite quando o jardim está a dormir, falta-nos apenas o murro que nestes últimos tempos tem andado disfarçado de polvo!
Seguindo a cronologia onde ficou o Haiti? Voltou hoje mesmo, quase como nota final do jornal, pois voltaram os dois médicos portugueses que lá estiveram 2 meses!!! Isto na minha visão é ridículo! Virem falar para a TV como heróis… não seria mais produtivo para aquele povo enviar ajuda de novo… em vez de ficarem por dizer que voltaram e que ainda há muito para fazer… Até eu, que não fui lá, tiro essa conclusão!

2 comentários:

Filipa disse...

Miquinha, meu irmão, leio a tua indignação e em nada de choca porque na verdade é isso que acontece...
Não seria preciso sair da pequenina fronteira deste nosso querido país de gente sábia para fazer uma vasta cronologia de situações ridiculas que se foram e vão esquecendo a cada minuto que passa.

No entanto, a meu ver, a indignação em nada resolve as miserias que somos... Na verdade somos realmente fracos e cada vez mais insensiveis (apesar de tanto criticarmos que está errado)... Não vejo gente (nem a minha propria pessoa) a ter coragem de deixar tudo, pegar na cruz e seguir...seguir rumo às misérias, ao sofrimento e ao sacrificio...

Algo tem de mudar...a começar em mim!
[Que dizes mano, mudas comigo tambem?! ;) ]

Bjooo* e obrigada por esta reflexão!*
[Smp juntos!!]

Micael R. Vidal Silva disse...

Pipa, minha irmã, estou a preparar para fazer essa mudança... vou acompanhar este novo processo das nossas novas vidas... Sei que não é facil mas como o lema da caminha quaresmal de Aveiro diz "Tudo é possivel a quem crê"... e tem de ser cada um de nos a crer... o mundo de amanhã esta nas nossas mãos...

Eu sei que tenho pouca força perante os meios de comunicação social... até porque é uma critica a eles...
Sei que mesmo enquanto presidente de uma concelhia duma juventude politica pouco posso fazer... salvo quando estou em jantares de presidentes de concelhia do distrito de Aveiro (onde sabemos os podres da politica do distrito)e ao trocar ideias fazemos chegar até ao "Paulo" (como é apelidado neste mundo de podres) pelo seu secretario do partido as nossas opiniões e o que nos verdadeiramente preocupa... é assim que neste mundo da politica podemos actuar...
Claro que vou deixar em breve este mundo onde tudo é canalhice, onde tudo vale, atrevo-me a dizer que é a verdadeira anarquia!
Mas acredito, e espero ter força, que nos, jovens, consigamos mudar isto, consigamos mudar ventos e vontades! Espero que consigamos dar o grito! Sim, eu no meu discurso do congresso da JP assumi ser o presidente mais novo presente (18 anos)e com a concelhia eleita à menos tempo, contudo disse o que tinha de ser dito, sei que muitos não gostaram, mas tenho pena eu sou um democrata Cristão assumido!!!
Espero ter a foraça necessaria para seguir em frente...
Ja vai longa esta resposta... estejamos atentos aos despertar de votades e chamamentos, para servir da melhor forma a vontade do pai, afinal o que é que verdadeiramente conta neste mundo? (aqui acho voltamos à minha primeira reflexão deste mês...).