segunda-feira, 1 de março de 2010

Onde encontro Deus no dia-a-dia?

Bem, vou abrir, este mês que me foi confiado, com uma reflexão minha.
Esta reflexão é onde encontro Deus no dia-a-dia.
Neste tempo onde o Haiti, a Madeira e Chile foram afectados e muitas vezes ouço críticos a dizer que Deus não existe. Resolvi então estar mais atento às pequenas coisas.
No sábado passado viajava eu, de comboio com a Gaby, de Braga para casa, quando chegado a Aveiro deparo-me com um grave problema. Este problema era tão simples como não ter comboio para Mogofores, isto pelo facto de a linha estar intransitável por causa do temporal. A Gaby que estava comigo ligou à mãe que só nos podia vir buscar as 18h25. Até aqui parece tudo sem nada de especial. Na realidade é aqui que começa a mão de Deus, caso contrário era impossível eu estar a entrar a porta da igreja de Avelãs de Caminho às 18h57! Saímos às18h25 estava ainda um temporal, via pelo caminho as árvores na berma da estrada, que dava para perceber que tinham estado atravessadas na estrada. O Inter-cidades estava parado em cima da ponte à saída de Aveiro o regional perto de Quintãs. Soube também que no conselho de Anadia não havia luz e em Avelãs confirmei em comunicações difíceis com o Emanuel. Tinha conseguido falar com a minha mãe e sabia que ela estava bem, mas igualmente sem luz em casa.
Com este caminho totalmente aberto até Avelãs de Caminho cheguei a três minutos do inicio da missa, claro que cheguei e tinha apenas 3 velas acesas! Era da maior importância eu ter chegado para iluminar aquela igreja onde íamos dar graças ao Senhor, eu em especial por estar bem e chegar a tempo. Acredito que se não fosse por mão Dele eu teria vindo no comboio anterior e tinha ficado parado em Quintãs, ou as estradas estariam intransitáveis e teria ficado por muito mais tempo em Aveiro… mas pela mão Dele cheguei a tempo.
Se isto não é mão de Deus, então o que será?
Ontem, Domingo, fui ajudar numa prova de BTT organizada pelo centro recreativo do Paraimo. Claro que fui como escuteiro, somos solicitados as vezes para estas ajudas. Depois de terminada a prova e de almoçar, não tinha mais que fazer por aqueles lados. Posto isto, e porque não queria “chatear” o meu pai meti-me a caminho, eram só 3km e pouco até casa… Ia eu na descida de Sangalhos para Avelãs de Caminho quando, no fim da descida, um senhor de Avelãs me deu boleia. Andados nem 100metros começou a chover torrencialmente, e o senhor acabou por me levar a casa.
Não será de novo a mão de Deus? Se não é, pergunto de novo, de quem será?
São apenas dois aspectos que me fizeram reflectir e ficar ainda com mais certeza que Deus nunca nos abandona, pode pregar alguns sustos, mas isso também serve para nós pensarmos e aprender alguma coisa.
Por:
Micael Vidal

4 comentários:

Filipa disse...

Pois é Miquinha... onde está Deus?! Nos sacrários do Mundo?

Olha, no serviço onde trabalho agora, Deus está nos delirios dos doentes, nas alucinações... todos sao loucos porque acreditam em Deus...

"delírio místico" é assim que lhe chamam quando o doente diz "Deus vai-me ajudar"...

As discussões têm sido imensas...mas...as pessoas têm corações de pedra, já nao são genuinas... já nao conseguem ser crianças para se encantarem com as maravilhas do Criador! Nao existe!! Tudo é fruto do acaso e da loucura dos Homens...

Eu cá continuo a achar que esse Delirio Místico é a razão da nossa vida... e dou-Lhe graças por ser LOUCA!

Que a tua, a minha e a nossa alucinação nunca termine e nos continuemos a encantar por sermos tão alucinados e vermos o nosso Deus nas mais pequenas e simples coisinhas do dia a dia!

"...só Deus basta!"

Filipa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gaby disse...

Que maravilha! Deus em nós e Deus nos outros!
Deus dá-me tantos "empurrõezinhos" na vida, no dia-a-dia e eu muitas vezes nem me apercebo... não reflicto, não agradeço.
Realmente Ele está mesmo em todo o lado e apoia-nos através dos outros! Deixe-mo-nos ser os outros, e que seja feita a Santa vontade de Deus através de nós.