sábado, 12 de dezembro de 2009

Festa de Natal no CNSA

Cheguei à pouco da festa de Natal do Colégio de Nossa Senhora a Assunção. Senti a comunidade reunida, os alunos empenhados, os professores igualmente empenhados, os não docentes também empenhados... fiquei surpreso quando reparei que a cena que estava em palco nada mais que eu próprio... não era eu em carne e osso... mas era a representação de mim e de cada missionário... a representação centrava-se numa família no dia 24 de Dezembro... Nessa família existia um pai de negócios que não tinha tempo para a família, uma mãe que fazia o que podia... e três filhos... uma pequenina que por duas vezes perguntou ao pai se era naquele dias que brincava com ela... um de meia idade, rapaz, que ouvia musica em grandes alturas e estava sempre a fazer coisas de lazer... por fim uma filha mais velha... que pede licença para sair da mesa pois tinha reunião do grupo de jovens... ( e eu pensei logo... eu quase nunca digo isto, pois o grupo não reúne regularmente...) depois é questionada pela mãe se estava a correr bem a entrega dos géneros... e o pai logo replica que realmente já é tempo de retirar o monte de caixotes do quarto dela... ( bem aqui não deixou duvidas... era mesmo uma missionaria... com todos os valores que nos comungamos... de olhar o Natal de sentimentos e não de coisas fúteis e meramente económicas...) Pensei durante a representação quantos de nós fazemos e vivemos isto... recordo outra cena em que o pai pergunta se a filha tinha chegado... e a mãe responde que tinha ido às compras para a senhora "Júlia" que morava no 6° andar e a idade avançada lhe dava muita dificuldade em subir a escadas...
Foi uma bonita festa de Natal... e com uma mensagem muito profunda... não sou grande especialista em fazer este tipo de partilha... mas por mais palavras que diga não consigo descrever o que vi...
No fim quando todos os participantes se colocaram no palco veio-me uma coisa simples à cabeça... uma expressão conhecida por quase todos... "Só esta mulher (Ana Maria Javouhey) , e Ele para mover tanta gente..."

1 comentário:

Filipa disse...

:') Obrigada Micael pela tua partilha!!!

Queria tanto ter ido a essa festinha...ainda para mais a minha Mariazinha estava em cima desse palco!!!

Sem duvida que se começam a cultivar valores muito bonitos no CNSA, alguns que já se tinham perdido com o passar dos anos... parece quase um (re)nascer daquilo que eu vivia quando tinha 10 aninhos de idade!

Ainda bem que foste e que o subgrupo de avelas de caminho tambem foi... sejamos sempre presença mesmo que para alguns sejamos incomodo!!!

Mais uma vez... obrigada!

Beijinho*