quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Outubro Missionário:desafio e (pro)vocação[parte II]

A Sara Catarina partilhou este mês com crianças com necessidades especiais, visitou o Colégio da Madre Teresa em Coimbra, esteve em vigílias de oração e encontros sentindo que “tudo aconteceu naturalmente, sem grandes planos e com muita liberdade”. Já o Micael foi bem diferente: “vivi o Outubro Missionário a 200%!”. Sentiu a necessidade de dar o que tinha e o que não tinha, de motivar os jovens da paróquia de Avelãs de Caminho para o trabalho missionário… diz ele que “foi uma adrenalina projectar, programar e realizar este Outubro Missionario 2009.” Procurou apoio em vários locais e conseguiu-o através do sub-grupo de Avelãs de Caminho tornando possível a realização de encontros semanais e uma vigília de oração dedicados às missões.
Todos sentimos que poderíamos ter feito muito mais mas que, por vários motivos não fizemos. O Micael sente que “talvez podia ter feito mais caminho pessoal” enquanto que a Rita Cardão diz ter tido a ideia no inicio de Outubro de apoiar mais a paroquia na dinamização do Outubro Missionário mas que não concretizou assim como “por vezes, fazia pequenos propósitos para um determinado dia, como rezar àquela hora ou ler determinado texto”, e acabou por não os realizar. Para a Teresa teria sido importante sensibilizar a comunidade para o mês das missões e ter participado em novas experiências missionárias.
Foi um mês intenso para todos nós, de descoberta pessoal, de busca incessante da vontade de Deus e de peregrinação pela estrada que Jesus Cristo nos convida a trilhar.
Vários apelos são deixados: a Sara Catarina gostava que deixasse de existir apenas um mês de Outubro no ano e passasse a existir “um ano de Outubros”. Já o Micael desafia os jovens a experimentarem viver este mês mas, essa experiencia tem de ser com uma total entrega e empenho. Este apelo é reforçado pelo da Rita Cardão “Não tenhas medo de ir descobrindo a bela notícia de Deus em ti. Envolve-te, descobre e partilha!”.

...pelo Grupo Missionário Cluny
Filipa Torres
10 de Novembro 2009

Sem comentários: