sábado, 28 de novembro de 2009

I Domingo do Advento 2009

Hoje deparamo-nos com situações de frustração, porque somos interpelados pelas injustiças que nos rodeiam... mas mesmo assim acredito que Deus é justo. Podem dizer-me que se Deus fosse justo que não levaria os entes queridos, nem que haveria fome no mundo, nem haveria pobres... Mas esquecemo-nos de pensar... pensar que se Deus não levasse os nossos entes queridos que eles não iriam para junto do Pai e mais que isto não podemos nunca questionar a justiça do Senhor, pois ele é recto e justo.
Construir uma sociedade mais justa hoje parece missão impossível! ...mas Marter Luther King um dia disse “ Eu tenho um sonho...” e tenho quase a certeza que ela achava impossível de o realizar, mas soube enfrentar os problemas e dificuldades. Olhar para este exemplo não nos faz mal nenhum... e mais digo, se nós não tentarmos realizar e tornar real o que Cristo prometeu como podemos nós querer obra feita? Temos de uma vez por todas tomar consciência que nos somos as mão, os braços e as pernas de Cristo... somos nós que temos de fazer obra... “Eu sou a videira e vós os ramos...” será que alguém não entende isto? Sei que todos somos bairradinos e como tal sabemos das lidas da vinha... e o fruto vem dos ramos da videira e não do seu tronco... porque é que continuamos a espera que o ramo meta mãos à obra?
Sei, e quero sempre acreditar que estou certo, que nenhum de nós está instalado na mediocridade... mas mesmo assim sei que nem todos os dias estamos contentes com o que conseguimos por acharmos ser muito pouco... mas será que ninguém olha para as simples galinhas que grão a grão enchem o seu papo? Porque queremos nós querer tudo de uma vez? E pior que isto é teimarmos em dizer que somos perfeitos ou pelo contrario que temos muitos defeitos, mas nada fazemos para corrigir a nossa atitude... deixamo-nos desmotivar e acabamos com projectos que teriam “pernas para andar” mas não temos coragem para superar os defeitos do inicio...
Amor... claro logo se pensam em rapazes e raparigas apaixonados e a fazer coisas indevidas na via publica... e quando pergunto pelo amor de Deus... ai é que se dá o problema... Porque temos um Deus que nos ama... que quer amor... mas nós continuamos agarrados ao ódio, as zangas e as divisões que tornam uma Igreja pouco credível e depois ainda temos a estupidez de vir para a rua criticar os que la andam dentro, mas esquecemo-nos que nós também lá estamos...
Ainda para cumulo somos escravos do tempo... dizemos que não temos tempo para nada... mas o que é certo é que quem tem já muito que fazer é que acaba por aceitar mais que fazer... teremos nós a liberdade de escravizar os outros? Hoje não nos libertamos de muitas coisas, eis o motivo principal porque não sou fumador, porque perderia a liberdade... mas continuamos escravos de uma moda, escravos de eras como a era da sms ou a do “ya” e “bue”, somos criticados por andar vestidos de camisa e sapatos... e o que fazemos para nos libertar destas criticas tão destrutivas? Havemos de ter de seguir a moda que outros inventam e nos impõem?
Jovens! Não duvideis que Cristo está Vivo... acordei... são horas! Duvidam dele? Experimentem dizer-lhe “Bom dia” e “Boa noite”... ele agradece... não duvidem... Neste tempo que hoje começa... o Advento... passemos a dizer “Bom dia” e Boa Noite” ao Jesus Menino.
O Coordenador do sub-grupo de Avelãs de Caminho,
Micael Renato Vidal Silva

2 comentários:

Filipa disse...

Obrigada Micael pela tua partilha!!

Nunca deixes de o fazer...e de o SER!!!!

Beijinho
Filipa

Ritinha disse...

Ola Micael!! :D

Obrigada pela tua partilha. Gostei muito...
De facto hoje em dia temos muitos deuses: o do dinheiro, da moda, do alcool, do cinema, ... tal como na Roma antiga (tempo de Jesus).

Mas é através de testemunhos como o teu que é possivel continuar, após 2000 anos da vida de Cristo, a anunciar o CAminho a Verdade e a Vida.


Beijinhos**