segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A caminhada Torres Novas - Fatima

Caminhar? Peregrinar? Data de Baptismo? Mas que coisa tão esquisita para o fim-de-semana 7 e 8 de Novembro de 2009! Mais uma vez lá fui até terras de Torres Novas para mais uma caminhada… Seguir um trilho num mundo de tantos trilhos… Torres Novas,( a casa labirinto xD ,) o almoço de convívio. Com as forças prontas para caminhar saímos tendo como meta o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Porque peregrinar é a representação da caminhada da vida, o caminho que percorremos é bem identificativo, curvas e descidas depois curvas e subidas e por fim rectas… onde estamos nós? Nas descidas embaladas onde pouco nos apercebemos do que é o mundo que nos rodeia? Ou nas curvas violentas onde mudamos constantemente de opinião e de rumo? Bem que prefiro dizer que devesse-mos estar todos nas rectas onde continuamos a caminhar, apreciamos o que nos rodeia, e aguentamos a dor que temos e chegamos a uma meta… Nesta caminhada todos passamos por todas as fazes, e se bem me recordo apesar da dor a alegria de chegar ao Santuário foi magnifica, assim se mantivermos a nossa caminhada e se aceitarmos que a nossa meta é Cristo… estaremos numa longa recta onde temos Cristo à nossa espera. Mas todo o caminho tem um principio e um fim… e onde foi o meu principio? Já sei! Foi a 2 de Dezembro de 1990. Ena à tanto tempo!!! Mas eu nem falava? Como posso ter iniciado uma caminhada sem dizer « sim » ? Pois é verdade os meus pais pediram ajuda a uma senhora e um senhor para dizerem os 4 que « Sim » por mim. Foi preciso 4 pessoas para dizerem « Sim » por mim, mas não chegou para vigorar… foi preciso dizer eu próprio que « Sim » no dia 09 de Dezembro de 2007. Mas será que andei 17 anos sem caminhar? Claro que não, a partir do dia 02 de Dezembro de 1990 iniciei a caminhada e fui aceite na comunidade cristã de Avelãs de Caminho ( certo que se o senhor padre Manuel Armando soubesse o que vinha dai a uns anos não teria aceite xD ).
Sei que já muitas vezes tive de falar no baptismo e tive de explicar o que era e o que significava, ofício de catequista, mas nunca pensei na perspectiva a que fui convidado a perspectivar neste fim-de-semana. Pensar no que é o baptismo, no que é a caminhada da vida cristã e tudo o que se pensa nesta temática. Reflectir é sempre bom… se bem que os momentos de grupo foram reduzidos… o grupo soube o que era a alegria de uma caminhada… e é assim que devemos ver a caminhada da vida… uma caminhada alegre onde estamos dispostos a dizer « Sim » e onde nunca esquecemos de afirmar que « a nossa meta é Cristo! »

Micael Renato Vidal Silva
09 de Novembro de 2009

1 comentário:

Ritinha disse...

Ola Micael!!
Sem dúvida a vida é um caminho...
E a busca de Deus e a vivencia de fé é tambem um caminho! Esta caminhada foi tambem para mim o recordar os meus passo na fé e amar o passos que tambem os outros vão dando na fé!

O meu caminho começou "oficialmente" a 6 de Dezembro de 1987...

Beijinhos:)