quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campo Missionário "Galveias '11"


Com o lema “Semear o Trigo da Palavra com Ana Maria Javouhey”, três jovens do GJMAC, duas jovens de Coimbra, uma jovem de Torres Novas e quatro jovens do Estreito de Câmara de Lobos – Madeira, deslocaram-se para a localidade de Galveias – Ponte de Sôr. Estes dez jovens estiveram em serviço missionários desde o dia 30 de Julho até ao dia 7 de Agosto. De novo inseridos num povo e numa instituição, dedicaram esta semana missionária às crianças, aos jovens e aos idosos, não deixando de lado as pessoas de meia-idade. Estes 10 missionários viveram em unidade familiar tão natural entre missionários dando cumprimento aos objectivos para a missão “Alentejo 2011”, a saber: · Acolher e repartir o alimento da Palavra e da Fraternidade. · Celebrar e aprofundar a Palavra de Deus como verdadeiro alimento de quem segue Jesus. · Testemunhar o espírito missionário que nos leva a “estar em toda a parte onde há bem a fazer e sofrimento a aliviar”.


Coordenou este campo o missionário Micael Vidal que diariamente enviava os irmãos missionários para as mais diversas áreas. Assim durante esta semana decorreram visitas ao domicílio, encontros com as crianças, encontros com jovens, noites missionárias, uma actividade nocturna com os jovens, encontro com os casais das Galveias, uma vigília paroquial e por fim a festa do campo. Estas actividades foram o cumprimento dos objectivos do campo “Galveias’11”, a saber:Interagir com a população local e utente da Fundação; Partilhar a vocação missionária como compromisso baptismal; Dinamizar momentos de convívio: idosos, jovens e crianças; Fazer da oração, pessoal e comunitária, meio de comunhão com o restante grupo.Estas actividades foram bem-sucedidas e os missionários esforçaram-se para fazer um excelente trabalho com a sua presença. Fruto deste esforço foram as marcas deixadas nos corações de quem esteve presente no campo “Galveias ‘11”.Criaram-se novos laços de amizade e de certeza que durante os próximos anos falarão da nossa passagem por esta pacata localidade que, no período do verão, é povoada por emigrantes e amigos e quase despovoada o resto do ano.



Fomos acolhidos por pessoas que não se sentiram indiferentes com a nossa presença e, embora não nos conhecessem, escutaram-nos, caminharam ao nosso lado, apoiaram-nos. Cantámos, brincámos, rezámos, conversámos, trabalhámos, fizeram-se pequeno arranjos, …, procurámos dar testemunho da nossa fé através das nossas atitudes e das nossas palavras. Fomos simplesmente nós com todas as nossas limitações.Sabemos que o que fizemos é “uma gota de água no oceano”, mas, temos a esperança que esta gota de água tenha servido para ajudar a encher um copo de fé, de fé em Jesus Cristo. A partida missionária foi muito difícil, foram criados grandes laços entre os missionários, para além dos laços criados com a localidade das Galveias e as suas gentes. Partimos com dois desejos: de que estes 10 missionários voltem às Galveias em missão…e que a Missão "Alentejo 2011" - Campo "Galveias ´11" dê os seus frutos!

O Coordenador do campo “Galveias ‘11”
Micael Vidal


1 comentário:

Ritinha disse...

=) Fico contente pela partilha! Força, a missao continua... =)

Beijinhos
Ritinha