terça-feira, 19 de abril de 2011





Porque a vontade de estar junto de Deus cresce, cada vez mais dentro de nós, porque a grandeza dos seus ensinamentos nos absorve e se transforma no nosso grande objectivo de vida, porque hoje, sendo o Dia Mundial da Juventude, é nosso dever dar um grito ao mundo, e mostrar o verdadeiro caminho da fé, àqueles que ainda andam ocupados a tentar provar que não precisam d’Ele, quando a solução para as suas grandes questões não estão com Ele, mas dentro d’Ele.

Nós, enquanto jovens universitárias, residentes no Lar de São José de Cluny e, no âmbito de dar continuidade ao trabalho iniciado por nós, na tentativa de implementar um grupo de oração semanal no lar, iniciativa que teve grande sucesso junto de todas, decidimos que gostaríamos de fundar um Grupo Missionário, com o objectivo de dar, sempre que podemos um pouco de nós aos outros. Começaria como sendo uma actividade mensal, onde faríamos voluntariado na área em que nos sentíssemos mais à vontade, quer seja num lar de idosos, num hospital, numa associação de crianças, a ideia é mantermo-nos activas na comunidade e sermos úteis quando alguém precisar de nós.
Num mundo de egoísmo, indiferença e egocentrismo, a nossa fundadora, Ana Maria Javouhey, fez a diferença e mostrou-nos como agir. As suas acções começaram há alguns séculos atrás, prevaleceram no tempo e continuam actuais. É triste dizer que os grandes problemas da sociedade persistem e tendem a agravar-se, falo-vos, entre outros, da grande falta de Fé! É nosso dever, como humanidade futura, mostrar e ajudar o próximo naquilo que podemos, mesmo que seja pouco, mesmo que nos pareça uma ajuda insignificante, o importante é agir, porque por mais pequenos que sejam os nossos gestos, fazem toda a diferença. E porque os grandes feitos começam com as mais pequenas acções, temos esperança que o grupo missionário do Lar de São José de Cluny, se estenda a todos os jovens que também, com a ajuda de Deus, se queiram juntar a nós nesta grande caminhada pela paz e pelo bem do próximo.

As novidades continuam. Visto que estamos na Quaresma e que as férias da Páscoa chegaram, o grupinho de orações decidiu juntar-se e fazer uma surpresa às Irmãs, proporcionando-lhes um almoço simples, mas confeccionado com muito carinho e com a ajuda de todas, de forma a nos despedirmos na ida para casa. Foi muito agradável estarmos todas juntas nesta época tão especial, todas gostaram (sim, porque somos grandes cozinheiras!!). Foi mais um pequeno passo nesta grande tarefa de nos descobrirmos umas às outras e criar laços de amizade cada vez mais fortes.

Despeço-me, com um apelo a todos os jovens do mundo, neste dia tão significativo para nós: nunca tenham medo de acreditar, aceitem-se uns aos outros, vivam o vosso dia-a-dia com fé e caminhem dentro d’Ele, fazendo parte d’Ele, porque Deus é o vosso melhor amigo, é como uma luz que nunca se apaga, que nos mostra o caminho e nos ajuda a ser felizes.

Beijinhos,
Catarina Santos
17-04-2011

Sem comentários: