terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jesus Cristo, Ana Maria Javouhey, Gabi, Graça, Maria, Teresa, Filipa, Emanuel, Sara, Micael, Joelma e Rita foram os nomes daqueles que na noite de dia 5 de Fevereiro quiseram à volta da amizade realizar um simples serão de partilha, oração e convívio, na casa provincial das Irmãs de S. José de Cluny, em Fátima.
Tal como em qualquer outro serão, apenas sabemos que ao nosso lado temos alguém que também partilha o desejo de querer encontrar-se consigo e com os outros. Foi por aí que começamos… Pelo encontro com a pessoa mais importante naquele serão: Jesus.
Assim, em redor do sacrário bebemos da palavra de Deus. Foi para mim, uma oração de paragem, de olhar em redor e confiar naquilo que Deus vai revelando na minha vida. Os sons das músicas de Taizé, em muito ajudaram a criar ambiente e a unir-me a Jesus. “Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco” foram as palavras que entoaram em meu coração. Jesus deseja ardentemente estar com cada um de nós… Como é profundo e misterioso este desejo da união do divino ao humano. No entanto, no nosso dia-a-dia, como é difícil sentir este apelo de estar unido a Jesus… e por isso Jesus vai propondo: “Permanece junto de mim, ora e vigia”.
E enrolada neste mistério de união e silêncio, apercebi-me que esta pequena luz, que se acende quando nos unidos a Jesus, não está só… Pois, quando dois ou três se reunirem em nome de Jesus, Ele está no meio deles. Ao olhar-nos, entendo que apesar das nossas diferenças, todos temos em comum o mesmo Pai, que permanece junto de nós.
Muito mais havia a descrever e reflectir sobre as quase 2horas de oração, mas o avançar das horas proponha-nos ficarmos ao redor da “mesa” para conviver e partilhar.
Sentados no chão, com pequenos petiscos, fomos petiscando as ideias que cada um tinha sobre alguns assuntos que foram surgindo para debater. “Unidade dos Cristãos”, “a santidade”, “os jovens e a Igreja” e “a missão ad gentes” foram alguns dos temas que fomos abordando. Foi interessante a perspectiva que cada um partilhava.
Uns com mais sono, outros com maior vitalidade, todos demonstravam com os seus olhares curiosos a vontade de saber e conhecer melhor a maravilhar de se ser Cristão.
Para mim “serão” é sinónimo de família e de unidade. É nos serões pela noite dentro, que tantas vezes Deus nos toca e nos vai dando pistas de crescimento. Agradeço a todos que permitiram a realização deste ser(ão) com Cristo. E de uma forma especial, esta noite, peço a Deus que muitos serões acompanhem cada um de nós, para que a nossa vida seja cada vez mais “Ser com/em Jesus Cristo”.

P’lo Grupo Missionário Cluny,
Rita Cardão



4 comentários:

teresagomes disse...

Gostei muito deste ser(ão) com Cristo... uma actividade mais informal que me permitiu encontrar com Cristo e com outros, acho que esta actividade ajudou a conhecermo-nos melhor, a trocar opiniões,e isso é importante num grupo: a partilha. Acho que deviamos repetir!!!
Beijinho

Gaby disse...

Eu adorei este ser(ão)!
Mas sinto-me excluida porque o meu nome não aparece alí em cima...ohh :)
Adorei estar com o grupo, vocês são fantásticos. Adoro os debates :)
Gostava de repetir!
Beijinhos
Gabi.

Filipa disse...

Ahahahah pois nao Gabi!!!!
sabes porquê??
Porque tu tens um cartao de menor de idade...e isso automaticamente exclui-te de qualquer lista! :p

Brincadeirinha!!!!

Vou já alterar isso!!

Pepani!!! (Desculpa!!)

Gaby disse...

ahah agora até sou a primeira!!! :'D
Estás perdoada irmana!! ;)